idanca.typepad.com > obras em processo

« Back to obras em processo

Produto de 1a

Produto de 1a

instalação de Vídeo (30 min.)
Renata Ferreira (Belo Horizonte) e Fauller (Fortaleza)

Este projeto de video-instalação iniciou-se da necessidade comum de refletir sobre relações “centro e periferia”, a partir de experiências vividas por seus criadores no exterior. Sobre como percebem diferentes relações Brasil - países desenvolvidos, brasileiros - estrangeiros, sobre como nos percebemos enquanto “corpo brasileiro” pronto para o “consumo imediato no mercado exterior”, estas foram algumas questões que nos atravessaram.

Esta reflexão se constrói em uma pequena seqüência de vídeos (amadores e profissionais), que dialogam com uma performance ao vivo (performance esta executada, ou não, a partir de comandos em off para o público, portanto de responsabilidade de ambas as partes; criadores e expectadores), criando não só um trabalho de vídeos, mas também uma possibilidade de construção da obra em coletivo.

O processo se deu a partir de afinidades ideológicas, artísticas, e do desenvolvimento de nossa relação pessoal e profissional, seja ao vivo; no pouco tempo que tivemos juntos, ou virtual, em meio aos caos de nossas vidas urbanas, pontes aéreas, cidades natais e metrópoles adotadas.

CRÉDITOS
Direção, concepção e texto em off: Renata Ferreira e Fauller
Imagens: André Moura Lopes, Andréa Maciel, Carlos Antonio dos Santos, Daniel Miracle, Fauller, Renata Ferreira, Valéria Pinheiro, Wilenaina Barros, William Strong
Fotografia: Marcello Holanda
Edição de imagens: Tanto Design
Externas: Fortaleza, Rio de Janeiro, Paris e New York
Estúdio: Fortaleza e Belo Horizonte
Iluminador em Fortaleza: Fernando Peixoto
Agradecimentos: Ernesto Gadelha, Daniele Melo, Wilemara Barros, Afonso. Tatiana Valente, Felipe Araújo, Reinaldo Afonso, Leonardo Teixeira, Thiago Costa, Franscisco Novaes, Lair, Ioana Popovici, Rafael Alvarez, Luiz Guerra, Fabian Gandini, Eduardo Bonito, Francisca Sazie, Michelle Moura, William Strong.

Agradecimentos a todos os demais participantes, coordenadores, assistentes, produtores e diretores do projeto coLABoratorio.

Permalink