coLABoratorio
Encontro Sul-Americano Europeu de Coreógrafos 2006-2007
por quê
Um dos principais entraves ao desenvolvimento da dança contemporânea na América do Sul é a falta de políticas de integração dentro do continente. Os modelos de mobilidade artística, intercâmbio cultural e co-produção que são hoje habituais na Comunidade Européia são praticamente inexistentes no que diz respeito à troca entre artistas do Brasil e dos paises em seu continente. Pela força das estruturas européias de difusão cultural, a arte dos paises europeus continua chegando a todos os paises da América do Sul, mas pouco espaço existe para que os próprios sul-americanos desenvolvam o intercâmbio regional.
Reunir coreógrafos da América do Sul e Europa para discutirem a dança contemporânea, suas práticas e problemas, e trabalharem juntos em projetos de criação: esta é a proposta do coLABoratorio.
Se trata de uma oportunidade única para a articulação de políticas e projetos de intercâmbio artístico para dança contemporânea sul-americana. O Encontro vai criar o contexto para que os artistas se vejam em diferentes culturas e referências, com a oportunidade de intercâmbio de informações e a própria criação de trabalhos colaborativos.
quem
O projeto concorreu com dezenas de projetos de intercâmbio cultural em todo o mundo e recebeu subvenção da União Européia, através do programa Culture 2000 além de ter contrapartidas dos parceiros locais.
O projeto é uma iniciativa do Festival Panorama de Dança, no Rio de Janeiro e é co-organizado pela agência de desenvolvimento artístico Artsadmin (Londres), o Theatre Institute (Praga) e o Alkantara Festival (Lisboa). Acreditando na descentralização da produção cultural e na circulação de idéias, o Encontro tem como parceiros nacionais o FID – Fórum Internacional de Dança (Belo Horizonte), a Bienal de Dança do Ceará (Fortaleza). coLABoratorio tem varios apoios internacionais.
São 20 coreógrafos participantes: seis brasileiros, seis de outros paises sul-americanos e oito europeus. Os artistas são criadores-intérpretes de idades variadas, com experiência em colaboração e que trabalham em diferentes vertentes da dança contemporânea.
como, onde
O projeto divide-se em duas fases:
A primeira aconteceu em novembro de 2006 no Rio de Janeiro, durante o Festival Panorama de Dança. A segunda acontecerá nos meses de março e abril de 2007, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza. Na primeira fase, com duração de quatro semanas no Rio de Janeiro, os artistas se reuniram para compartir experiéncias, discutir sobre os rumos da dança contemporânea e iniciar processos de colaboração artística que resultaram em vários projetos de criação. Nas primeiras duas semanas, profissionais de renome na dança mundial convidados coordenaram atividades artísticas com os coreógrafos participantes do projeto em oficinas diárias.
A segunda fase, em 2007, consiste na produção e apresentação dos espetáculos nas três cidades. Serão quatro semanas de residências práticas para pesquisas, produção e ensaios dos projetos propostos pelos artistas, que estarão divididos em grupos menores e distribuídos pelas três cidades conformadas do projeto, Fortaleza, Belo Horizonte, e Rio de Janeiro. Uma semana final de apresentações publicas em cada cidade completa o cronograma.
I would like to join as member...
Posted by: Daniel Miracle | November 24, 2006 at 09:00 PM
Hoje é só sábado, cheguei de Santa ontem, e já estou aqui com saudades das ladeiras, das vistas, do tempo delicado, dos cheiros...saudades
No campo do coração estão as saudades de todos os colegas do colaboratorio....
ALô Rommel, te mandei as musicas pelo seu email..
amo tus
Posted by: valeria pinheiro | December 03, 2006 at 12:23 AM